E chove chuva, chove semmm paraaaar!!
Aqui no sul estava um calorão e do dia pra noite cabúmmm maior chuva e um friozão. É, o inverno continua, para tristeza das nossas gordurinhas a mais hahaha
E chuva pede o que? Ficar por casa mesmo!
E frio pede o que? Boa companhia, boa bebida e uma comida bem quentinha :)
Então, com essa pedida emergencial, ontem a noite preparei um bom cardápio para os meus amores, acompanhado de uma Província Vermelha (além do vinho, a cerveja vermelha também é uma boa pedida para dias frios). Há dias queria testar a técnica de "confitar", que é uma técnica utilizada para armazenar por mais tempo o molho. Todas as receitas que eu achei traziam a mesma exclamação: esta técnica serve para que os alimentos durem mais, mas isso não acontece, porque fica tão bom que acaba tudo na mesma hora!!
Ué, será que é isso mesmo?! Procurei mais especificamente como confitar tomates cerejas e me fui para a cozinha! Antes de dizer a receita, vale afirmar que a técnica não é difícil, apenas tem que ter paciência, pois o tempo de cocção (cozimento) é um pouco maior.
Também, vale contar o que é bom para acompanhar, se você não quiser fazer um cardápio de um prato só: aposte em saladas verdes e filés (sem molhos)! Ontem, para acompanhar a massa ninho, fiz filés de frango crocantes - e para dar o toque de crock certo, utilizei doritos! haha isso mesmo! Mas essa receita eu deixo pra outro post ;)
Vamos ao que interessa, anotem aí:
Ninho ao molho de Tomates Confit
Comece cortando os tomates cereja ou uva pela metade (eu comprei duas bandejinhas, uma medida ideal para 4 pessoas comerem e repetirem esta delícia!). Em uma forma retangular, coloque os tomates cortados. Tempere com folhas de louro (utilizei umas 8), manjericão, alecrim, pimenta do reino a gosto. Pique alho, coloquei uns 5 dentes e não ficou forte. Tempere por cima com 1 colher de sopa de sal e 2 colheres de sopa de açúcar. Por fim regue toda essa mistura com azeite de oliva extravirgem, cerca de 200ml (ou a seu gosto).
Preaqueça em fogo alto e ao adicionar a mistura deixe cozinhar por 1h em fogo médio. De 25 em 25 minutos de uma mexida na forma, para todos os tomates cozinharem uniformemente. O sinal de que esta pronto é quando os tomatinhos enrugarem - eles não devem se desmanchar!
Retire do fogo e transfira os tomates com molho para um vidro fervido (antes de colocar o molho, passe água fervendo no vidro). E reserve.
Prepare a massa. Utilizei a ninho, mas você pode optar também por spaguetti, fetuccine ou outra de sua preferência. Após estar pronta, em um refratário coloque a massa e o molho de tomate confit! Eu ainda adicionei um pouco de molho 4 queijos e pedaços de queijo mussarela por cima, que vão derretendo enquanto você se serve, mas isto fica a sua vontade.
E sirva-se enquanto há tempo, porque é bom demais isso! :)
| Acompanhada de uma boa cerveja vermelha hummmm :9 |
![]() |
| Feliz com o resultado da minha massa :) |
Gostou do post? Deixa seu recadinho nos comentários aí ♥


